Cartão Estiagem beneficiará famílias de Victor Graeff e Não-Me-Toque
12/06/2012 17:45A estiagem que atinge o Estado desde o mês de novembro de 2011, já causou grandes prejuízos na área de produção. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) no Rio Grande do Sul, a safra de soja teve uma redução de 43,8% em relação a safra passada.
Nos municípios de Não-Me-Toque e Victor Graeff, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais através dos seus representantes, Pedro Paulo Ninow e Volnei Jurandir Schreiner, respectivamente, se reuniram na tarde da última quarta-feira (06), na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque para definir critérios sobre o auxílio do Cartão Estiagem, um programa do Governo do Estado que beneficiará pequenos agricultores que perderam suas culturas com a seca. Em Não-Me-Toque, 137 agricultores serão beneficiados com o cartão, já Victor Graeff 93 famílias receberão o auxílio.
Em entrevista à Rádio Ceres, Volnei Schreiner falou como o cartão deverá ser utilizado: “Será um cartão do Banrisul e terá R$400,00 disponíveis para o agricultor gastar com compras de gênero alimentício e para o gado como também insumos agrícolas”.
Não será necessário fazer inscrição. O critério para definir os beneficiados será através da renda anual. Os agricultores que solicitaram a carta de aptidão* até 27 de março de 2012, com renda bruta final de R$18.000,00 estão entre os beneficiados do Cartão Estiagem. O cartão não tem prazo para ser entregue.
*Criada pela SAF/MDA, a DAP é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o Pronaf. Para obtê-la, o agricultor familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciada pelo MDA, de posse do CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo).
———
VoltarDeixe seu comentário
Nenhum comentário foi encontrado.