Conceito de Comunicação Empresarial
15/03/2012 17:42A Comunicação Empresarial, termo desconhecido até os anos 70. As atividades de comunicação como, edição de publicações empresariais, assessoria de imprensa, organização de eventos, publicidade e marketing eram desenvolvidos por departamentos e profissionais sem qualquer vinculação com a comunicação.
A partir dos anos 70, foram desenvolvidos os primeiros estudos de comunicação no Brasil, como também à fundação da ABERJE (Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas), hoje denominada Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que promoveram mudanças importantes na cultura da comunicação nas empresas. A maioria das empresas privadas, de médio e grande porte criaram áreas de comunicação com profissionais capacitados, egressos das faculdades de comunicação.
Já nos anos 80, a empresa Rhodia comandada por Walter Nori foi a pioneira no mercado, como a primeira empresa a tornar público o seu projeto de comunicação. Nori, hoje possui uma assessoria própria, em que recebeu em 2001 o Prêmio Valor Econômico como Personalidade da área de Comunicação Empresarial.
A Comunicação Empresarial deixou de ser uma atividade fragmentada, e passou a ser um processo integrado, comandada por profissionais com uma visão mais abrangente, um novo perfil, planejado, com recursos e tecnologias. Consequentemente, a adoção de atributos fundamentais como, o profissionalismo, a ética, a transparência, a agilidade e o exercício pleno da cidadania.
Nos dias atuais, a Comunicação Empresarial se estrutura para usufruir das potencialidades das novas tecnologias, explorando as novas mídias, integrando um novo processo de gestão empresarial.
———
Voltar