Desenvolvimento Cooperativista - os boletins diários da Cotrijal

21/06/2012 16:26

    A Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial), localizada na Rua Júlio Graeff, nº1, tem como missão congregar esforços na produção, armazenagem, industrialização e comercialização, com base no agronegócio através de gestão profissionalizada e de uma forma competitiva, visando à satisfação dos cooperados, colaboradores e clientes, com integração no desenvolvimento regional. A sede situa-se em Não-Me-Toque, mas a cooperativa está presente em 14 municípios, com 33 unidades. Mais de cinco mil agricultores formam o quadro social da cooperativa. 

      A Cotrijal que em setembro completa 55 anos de atuação é recheada de desafios e conquistas, fruto da união e visão de pessoas empreendedoras que souberam olhar além de seu tempo. Mas foi nos últimos anos que a Cooperativa passou a ser vista como uma potência no agronegócio brasileiro por promover, desde 2000, a Expodireto Cotrijal.
     Essa  feira agrodinâmica e de negócios todos os anos se renova como um ponto de encontro com o conhecimento, a tecnologia e as novas oportunidades para o segmento agropecuário, auxiliando o produtor a vencer o desafio de produzir mais com menores custos. Em 2009, a Expodireto Cotrijal passou a ser uma feira internacional. Uma feira, que reúne em um único espaço, empresas de agroquímicos, fertilizantes, máquinas e equipamentos, armazenagem, serviços, agentes financeiros, ensino, extensão, produção animal, meio ambiente e instituições financeiras. O formato "exposição-feira", com demonstrações estáticas e dinâmicas, favoreceu o contato do público com as fontes geradoras de informação e tecnologias de todos os setores do agronegócio. Na última edição da feira, em março de 2012, o número de visitantes foi de 185 mil pessoas, que estiveram no evento em busca de tecnologia, produtos e serviços destinados ao setor agropecuário. Ao todo, R$ 1.106.980.000,00 foram registrados em negócios, sem contabilizar os valores anotados por dois bancos, que não divulgaram o resultado das negociações. Com base nestes dados, a Expodireto Cotrijal é uma feira mais do que consolidada e só traz benefícios ao município.

     A Cotrijal tem um setor específico – o Departamento de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop) devidamente equipado com recursos humanos e materiais para atender a comunicação interna e externa. Programas de rádio, jornal (online e impresso), sites e portal corporativo são desenvolvidos por três jornalistas formados e uma estudante de Jornalismo.

      A Cotrijal presta serviço de assessoria de imprensa permanente. Durante a Expodireto Cotrijal a equipe é reforçada para dar conta da demanda, que sobe para mais de 300 veículos de comunicação (nacionais e internacionais). O gerente de cooperativismo da Cotrijal, Enio Schroeder enfatizou que a Cotrijal como organização cooperativa, suas ações são todas voltadas para o interesse e o desenvolvimento de seus associados e comunidades, voltando-se não apenas para os aspectos econômicos, mas, também, para as questões sociais e ambientais.

 

1) A empresa tem um relacionamento transparente e pró-ativo com os seus públicos de interesse e com a própria comunidade?

Cotrijal - Sim. Todas as ações da organização são definidas e desenvolvidas com base no interesse de seus públicos. O público interno tem acesso às informações referentes a cooperativa através de vários mecanismos, desde o contato direto dentro dos respectivos setores, programas de capacitação e treinamento e canais oficiais de comunicação (site, programas de rádio e portal corporativo). Já o público externo (associados e familiares, parceiros e comunidades) é alcançado através de programas específicos como reuniões de núcleo, seminário de líderes de núcleo, seminário de líderes mirins, encontro de mulheres, assistência técnica e através das mídias e meios (site, programas de rádio e jornal próprios) e imprensa em geral.

2) A empresa tem uma estrutura profissionalizada de comunicação?

Cotrijal - A Cotrijal tem um setor específico – o Departamento de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop) devidamente equipado com recursos humanos e materiais para atender esta questão.

Programas de Rádio: O Informativo Cotrijal (diário) e o Encontro de Domingo (aos domingos).

O Informativo Cotrijal é um programa de rádio que vai ao ar diariamente às 12h30min, transmitido pela Rádio Ceres de Não-Me-Toque (1440 khz) e pela Rádio Diário AM de Carazinho (780 khz). Atinge toda a região norte e noroeste do estado do Rio Grande do Sul e tem como objetivo divulgar as ações da cooperativa, com assuntos relevantes para associados e produtores rurais.

Durante o programa são apresentados os seguintes quadros: previsão do tempo, avisos Cotrijal, bolsa de negócios, aniversariantes, cotações do dia, além de dicas, notícias e entrevistas voltadas para o agronegócio.

O Encontro de Domingo é destinado para a família Cotrijal, acontece aos domingos, e é transmitido pela Rádio Ceres de Não-Me-Toque (1440 khz), a partir das 11h30min. O programa O Encontro de Domingo tem duração de 30 minutos, e traz entrevistas e debates com assuntos direcionados para o homem do campo.

Jornal da Cotrijal:

Publicado desde 1999 pela cooperativa, o Jornal da Cotrijal faz parte da vida de mais de dez mil famílias de agricultores (30 mil pessoas, em média, considerando três por família). Além de notícias sobre a cooperativa, o jornal se destaca também pela abordagem de temas técnicos, sócio-culturais e econômicos voltados para o desenvolvimento do setor agropecuário e das comunidades. O Jornal da Cotrijal chega aos associados através de suas 32 unidades distribuídas estrategicamente em 14 municípios na região do Planalto Médio Gaúcho. Também é distribuído durante eventos, a pessoas que visitam a cooperativa, e via correio, para um público externo formado por agricultores, empresas, entidades e profissionais do setor, do Brasil e de países do Mercosul.

Sites (Cotrijal e Expodireto Cotrijal – com materiais institucionais e noticiários.

Portal Corporativo (Comunicação Interna)

A iniciativa foi implantada em 2011 faz parte das estratégias de competitividade da organização. Essa ferramenta vem agilizando o processo de troca de informações entre os colaboradores, qualificando a comunicação e estimulando o trabalho conjunto, firmando-se como um recurso de colaboração e de gestão para o qual foi criado. O Portal, além de canal de comunicação, pode ser visto como uma ferramenta de aprendizado, onde o colaborador encontra informações sobre a Cooperativa, produtos, serviços e procedimentos adotados.


3) A empresa responde rapidamente às demandas dos veículos de comunicação e tem com elas uma relação de parceria?

Cotrijal - A Cotrijal presta serviço de assessoria de imprensa permanente. Durante a Expodireto Cotrijal a equipe é reforçada para dar conta da demanda, que sobe para mais de 300 veículos de comunicação (nacionais e internacionais)


4) A estrutura de comunicação da empresa está no topo do seu organograma, participando ativamente do processo de tomada de decisões?

Cotrijal - O Decoop, é responsável pelo processo de comunicação com associados e comunidades, está inserido na Unidade de Apoio, setor que dá suporte para todas as demais unidades e ações da cooperativa.


5) A empresa exercita efetivamente a sua responsabilidade social e busca adequar as suas estratégias de comunicação para atender às demandas da comunidade?

Cotrijal - Este é justamente o principal diferencial da Cotrijal. Como organização cooperativa, ela tem suas ações todas voltada para o interesse e o desenvolvimento de seus associados e comunidades, voltando-se não apenas para os aspectos econômicos, mas, também, para as questões sociais e ambientais.


6) A comunicação da empresa prioriza a postura ética, colocando os interesses da sociedade (e da comunidade em que se insere) acima dos seus interesses comerciais?

Cotrijal - A Cotrijal é uma organização inserida no mercado que trabalha baseada nos princípios cooperativos.


7) A empresa tem instrumentos para avaliar, efetivamente, a eficácia de suas ações de comunicação?

Cotrijal - Sim. Através de retornos diretos, publicações nos veículos de comunicação e acessos às mídias eletrônicas.


8) A empresa, em sua área de comunicação, dispõe de metodologia para acompanhar, sistematicamente, o trabalho de seus concorrentes e para prever oportunidades de divulgação junto aos seus públicos de interesse?

Cotrijal - A Cotrijal realiza pesquisa de opinião com instituição especializada.

 

 

Voltar

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.