Santo Antônio do Planalto adota racionamento de água
09/05/2012 00:36A baixa precipitação nos últimos meses deixa em alerta várias cidades do Rio Grande do Sul. Além da queda na produção da cultura de verão, municípios como, Bagé, Erechim, Floriano Peixoto estão com problemas no abastecimento de água para a população. Medidas de prevenção estão sendo tomadas em alguns municípios da região. Em Santo Antônio do Planalto, a Sociedade de Amigos Santo Antônio entidade responsável pelo abastecimento do município adotou na última sexta-feira (04) o racionamento de água, das 7h às 18 horas. Segundo Eder Fabricio Soletti, prestador de serviços da Sociedade, a medida foi tomada porque muitas pessoas não estavam colaborando, desperdiçando água, lavando calçadas, telhados, veículos e molhando grama para amenizar a situação.
Com mais de dois mil habitantes, o município de Santo Antônio do Planalto consome em média de 70 a 80 metros cúbicos de água diariamente. Com o racionamento, o município deverá gerar uma economia de aproximadamente setenta por cento no consumo. Durante os 15 dias de racionamento, a prefeitura através da Secretaria de Obras estará monitorando os quatro poços artesianos.
O prefeito do município, Edson Adames esclarece que a Secretaria de Obras está trabalhando ativamente, puxando água direto das fontes, principalmente das sangas, para tanques. “Utilizamos essa água para as construções, lavagem dos automóveis, e também, para o trato de alguns animais no perímetro urbano. No interior estamos principalmente com a retroescavadeira trabalhando direto, em especial junto às pequenas propriedades, para que os animais não fiquem sem água”, justifica.
O prefeito anuncia ainda, que o Município conseguiu essa semana, em Porto Alegre, a liberação de recursos para a construção da rede de água em Estância Nova, onde três famílias já estão sem água. “Estamos levando água potável para eles, de alguns reservatórios que temos. Conseguimos com o Governo do Estado mais de R$ 70 mil e já iniciaremos o processo de licitação na semana que vem, para resolver essa situação o mais breve possível”, garante.

Fonte: Diário da Manhã
———
Voltar