A qualidade do sono é fundamental para o bem estar

21/06/2012 17:38

     Sono é um estado de imobilidade parcial, durante o qual estamos parcialmente “desconectados” do ambiente que nos rodeia.

     No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono.

     Do que se tem registro na literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias.

FASES DO SONO:

     Sono Nrem: O Sono Nrem ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1,2,3 e 4.

Estágio 1: Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece. Esse estágio tem uma duração de um a dois minutos, estando o indivíduo facilmente despertável.

Estágio 2: Caracteriza-se por a pessoa já dormir, porém não profundamente. Dura cerca de cinco a quinze minutos. Nessa fase, os despertares por estimulação táctil, fala ou movimentos corporais são mais difíceis do que no anterior estágio.

Estágio 3: Tem muitas semelhanças com o estágio 4. Nessas fases, os estímulos necessários para acordar são maiores. Do estágio 3 para o estágio 4, há uma progressão da dificuldade de despertar. Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos.

Estágio 4: São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.

     Sono Rem: Nesta fase do sono, a atividade onírica é intensa, sendo, sobretudo sonhos envolvendo situações emocionalmente muito fortes. A fase representa 20 a 25% do tempo total de sono e surge em intervalos de sessenta a noventa minutos. É essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.

     Os fins e os mecanismos do sono ainda não são inteiramente claros para a ciência, mas são objetos de intensa investigação.

 

O QUE É APNEIA DO SONO?

 

     É um problema respiratório que acontece enquanto se está dormindo, no qual a pessoa para de respirar repetidamente. Em consequência disso, o sono fica fragmentado, não sendo reparador.

Respiração normal: Vias aéreas desobstruídas; Ar flui livremente para os pulmões.

Ronco/apneia: Vias aéreas obstruídas; Fluxo de ar é bloqueado.

      Um sono tranquilo garante mais qualidade de vida para você e sua família. A qualidade do sono influencia muito nossa vida diária. Geralmente a sonolência excessiva que é sentida durante o dia é reflexo de uma noite mal dormida ou mesmo de algum distúrbio de sono que é desconhecido pela pessoa. Se você tem alguns dos sintomas relacionados na página anterior é bom ficar atento e procurar um médico.

 

DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO:

 

- horário regular para dormir e despertar;

- ir para a cama somente na hora dormir;

- ambiente saudável (bom colchão e travesseiro, quarto silencioso e escuro).

- não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;

- não exagerar em café, chá, refrigerante, chocolate e chimarrão;

- atividade física em horários adequados e nunca próximo a hora de dormir;

- jantar moderadamente em horário regular e adequado (longe do horário de dormir);

- não levar problemas para a cama;

- atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

 

     Em entrevista, a pneumologista e médica do sono Silvia Chiodelli Senger responde algumas dúvidas sobre o sono.

 

1 – Qual a importância do sono na vida das pessoas? Dormir mais ou menos interfere no dia de trabalho?

Silvia – O sono é como alimento. É fundamental para o bem estar. Regula o nosso metabolismo, renova as energias, promove a liberação hormônios fundamentais para a nossa vida. Ajuda a guardar as informações do dia (memória). A qualidade do sono é fundamental para a qualidade do dia, ou seja, as pessoas com distúrbios do sono apresentam consequências na qualidade de vida.

 

2 – As pessoas que trabalham a noite dormem durante o dia. O turno do sono tem alguma influência no desempenho das pessoas?

Silvia – Os trabalhadores de turno apresentam uma inversão do ciclo cardíaco normal e muitas vezes podem desenvolver distúrbios do sono. É importante que os trabalhadores de turno procurem dormir pelo menos de 6 a 8 horas durante o dia. Existem pessoas que se adaptam muito bem ao trabalho noturno, porém alguns indivíduos não toleram essa inversão de turno. Dessa forma acabam muitas vezes adoecendo.

 

3 – O tempo de sono varia de faixa etária. Qual o tempo ideal de sono para cada fase da vida?

Silvia – O tempo ideal de sono vai diminuindo com o aumento da idade:

- bebês: 16 a 18 horas;

- 2 a 6 anos: 10 a 12 horas;

- 6 a 12 anos: 10 horas;

- 12 anos: 8 a 10 horas.

O adolescente apresenta um atraso de fase, ou seja, o sono aluga mais tarde, por isso de manhã apresenta mais sonolência.

 

4 – “Dormir menos do que seis horas por noite aumenta as chances de um derrame cerebral mesmo entre adultos que não apresentam fatores de risco comuns para doenças cardiovasculares, como excesso de peso ou histórico do problema na família. Essa é a conclusão de um novo estudo apresentado nesta segunda-feira no SLEEP 2012, o encontro anual das Sociedades de Sono Associadas (APSS, na sigla em inglês), na cidade americana de Boston”. Essa pesquisa foi publicada na Revista Veja, nesta semana. Além desse risco, quais as outras consequências das pessoas que tem o hábito de dormir pouco?

Silvia – A privação do sono leva a vários problemas, desde a sonolência diurna com risco aumentado para acidentes de trabalho, assim como o aumento de peso, em função da falta do hormônio da sociedade (cephna). alteração do humor, depressão, irritabilidade, diminuição da memória, na concentração também pode surgir com a privação do sono. Os indivíduos que dormem menos horas, ou tem sono de boa qualidade também desenvolvem diabete e hipertensão arterial.  

 

5 – Uma pesquisa divulgada no mês de maio pelo jornal Zero Hora apresentou que 20% dos acidentes de trânsito no país estão relacionados com uma noite mal dormida. Motoristas dormem ao volante e causam acidente graves, destes 30% fatais. Qual a recomendação para as pessoas que utilizam as rodovias diariamente?

Silvia – A relação dos acidentes de trânsito com indivíduos privados de sono ou portadores de distúrbios de sono e muito clara e ao mesmo tempo assustadora. Muitos motoristas profissionais sofrem de distúrbios como apneia do sono, com alto risco de sonolência excessiva diária. A avaliação do sono deve ser realizada em todos os motoristas, indicando o exame de polissonografia para os casos com suspeita de distúrbios do sono.  A conscientização da importância do sono deve ser enfatizada buscando a educação da população e a procura de solução para os indivíduos portadores de distúrbios do sono (ronco, apneias do sono e insônia).

 

6 – Quais são as principais reclamações das pessoas que procuram atendimento médico? E quais as recomendações?

Silvia – A insônia acontece em 30% da população e a apneia do sono em torno de 15% da população. A recomendação principal é: roncar não é normal, apneia do sono tem tratamento, ronco e apneia do sono são fatores de risco para acidentes de trânsito, hipertensão, diabete, AVC e obesidade. A insônia deve ser tratada adequadamente.

 

CRIANÇAS ACIMA DO PESO SOFREM MAIS COM APNEIA DO SONO:

     Pesquisadores da University of Chicago, nos Estados Unidos, encontraram uma importante relação entre obesidade e distúrbios respiratórios do sono (DRS) entre crianças do ensino fundamental. O estudo envolveu 351 alunos de escolas de Kentucky, Estados Unidos, com idade média de 7,9 anos, que foram submetidos a testes cognitivos após um estudo de seu sono. Analisando os resultados, os pesquisadores descobriram que quanto maior a massa corpórea da criança, maiores as chances de distúrbios respiratórios do sono e problemas cognitivos.

Voltar

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.