25 pessoas morrem em deslizamento nas Filipinas
06/01/2012 11:58As Filipinas, arquipélago de 7.107 ilhas, originadas de processos vulcânicos estão localizadas no continente asiático, com uma área terrestre total de cerca de 300 mil Km². As Filipinas fazem divisa com os países de Taiwan, Malásia, Indonésia e Palau. Muitos dos vulcões do país, como o Pinatubo, estão ativos. O país também é atingido por frequentes tufões do Pacífico.
Em 2009, a tempestade Ketsana deixou mais de 460 mortos na capital Manila e em outras partes da nação asiática.
Em setembro e outubro de 2011, mais de 100 pessoas morreram, em consequência da passagem dos tufões Nesat e Nelgae, pela região Norte do país. Já no mês de dezembro, a região Sul das Filipinas foi atingida pela tempestade tropical Washi que deixou mais de dois mil mortos, segundo balanço da chefe da Defesa Civil, Ana Cadeda. Dezenas de corpos foram retirados da água na região de Mindanao, a grande ilha do Sul do arquipélago. Dos corpos resgatados da lama, apenas 30% puderam ser identificados, já que a maioria dos filipinos não possui registros de arcadas dentárias, e o governo não mantêm um banco de dados de DNA da população.
A tempestade tropical Washi atingiu a região onde inúmeros garimpeiros trabalham sem regras e proteção, em que constantes acidentes provocam dezenas de mortes.
Nesta sexta-feira (06/01), um deslizamento provocou a morte de pelos menos 25 pessoas e outras 150 estão desaparecidas. A maioria das vítimas são garimpeiros e familiares que moram de forma irregular na vila da cidade de Pankutun, região montanhosa, na ilha de Mindanao. O deslizamento é decorrente da tempestade tropical Washi que atingiu a região no mês de dezembro.
———
Voltar