Biblioteca com nove milhões de títulos chega à Passo Fundo
04/10/2012 17:35O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (UPF) passa a fazer parte da rede mundial do BookCrossing, que permite o compartilhamento de livros e outros materiais.
Os leitores de Passo Fundo podem se integrar com mais de 1,3 milhão de pessoas em 132 países. O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) passa a contar com o 22º ponto oficial do BookCrossing que permite que leitores compartilhem livros, além de outros tipos de materiais como CDs ou DVDs. A ideia do projeto, como definiu o The New York Times é: “se você ama seus livros, deixe-os ir”.
O BookCrossing conta atualmente com mais de 9,3 milhões de títulos que viajam pelo mundo. “Podemos dizer que o Bookcrossing é uma comunidade de leitores, sem limites geográficos, étnicos ou sociais”, explica a diretora do IFCH, professora Rosani Sgari, que também é uma das responsáveis pela implantação do projeto na UPF. O lançamento oficial aconteceu no dia 02 de outubro e foi apresentado pelos acadêmicos que tiveram a iniciativa de criar o ponto oficial em Passo Fundo.
As pessoas que tiverem interesse em colaborar com materiais poderão encaminhar livros, revistas, CDs e DVDs até os pontos instalados no hall do IFCH na UPF. Além de contribuir, os participantes podem aproveitar os materiais disponíveis. A estudante do curso de Secretariado Executivo Roberta Bertoletti não conhecia o BookCrossing e gostou da ideia. No dia do lançamento ela já percorreu as prateleiras para escolher livros do interesse. Sobre a ideia de ser uma rede colaborativa, ela conta que já pensa nos livros com os quais poderá contribuir para o projeto.
Como funciona:
Para ser um bookcrosser o primeiro passo é registrar o livro no site oficial https://www.bookcrossing.com para obter o código que permitirá acompanhar o livro. Posteriormente é preciso libertá-lo e isso pode ser feito no IFCH da UPF. Quem tiver interesse pode ainda utilizar outros recursos que ampliam as possibilidades nessa rede social inteligente. No site é possível participar dos fóruns e juntar-se à comunidade mundial. A inscrição é totalmente gratuita e anônima, sendo que o novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registros no site.
Foto: Leonardo Andreoli
Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Passo Fundo
———
VoltarDeixe seu comentário
Nenhum comentário foi encontrado.