Brasil sofre com enchentes e estiagem

05/01/2012 14:37

      O que acontece no Sul do país, não se repete na região Sudeste. A forte seca que atinge 54 cidades do Rio Grande do Sul, coloca o Estado em situação de emergência. Já a região Sudeste do país, decreta situação de emergência pelas fortes chuvas que atingem os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

     No Espírito Santo já são 25 municípios em situação de emergência. Mais de 11 mil pessoas foram prejudicadas, 201 estão desabrigadas e 758 desalojadas.  

     No Rio de Janeiro, seis municípios decretaram situação de emergência. Já chega a 20 mil, o número de pessoas que tiveram que sair de casa.

     Já no Estado de Minas Gerais, a situação é de calamidade pública. Segunda a Defesa Civil 8 pessoas já morreram em função das fortes chuvas, 71 cidades decretaram situação de emergência. Mais de 2 milhões de pessoas, destas 9.864 estão desalojadas e outras 436 estão desabrigadas.

     A presidente Dilma Rousseff retorna hoje (05/01) à Brasília, juntamente com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que anteciparam o retorno das suas férias para prestar o apoio do governo Federal às pessoas afetadas pelas fortes chuvas e estiagem nesse início de 2012.

 

Minas Gerais. Foto  Virgílio Gomes Ferreira Neto Júnior/VC no G1)

Voltar