Curtume de Tapera suspende atividades

22/08/2012 10:18

     Na última sexta-feira (17), a principal indústria do município de Tapera, o Curtume Tapera (antigo Curtume Mombelli), suspendeu suas atividades. O Curtume que pertencia ao Grupo Bom Retiro, de Bom Retiro do Sul (RS), adquiriu a planta do Curtume Mombelli, em 2001. Na época, mais de 800 pessoas trabalhavam na empresa. Nos últimos dias, o número de funcionários diminuiu para 200.

     De acordo com o gerente administrativo da empresa, Max Vargas, as principais causas do fechamento foram a escassez de matéria-prima, o câmbio e o mercado. “A situação vinha se arrastando a um bom tempo e se tornou insustentável nas últimas semanas já que uma planta como a de Tapera, que já chegou a produzir 3 mil couros/dias, estava produzindo menos do que isso até parar a produção” – disse Vargas. Quanto ao futuro, Vargas afirmou não saber, pois tudo vai depender da matéria-prima e da economia mundial. “Se a matéria-prima voltar e o câmbio e o mercado se normalizar o Curtume Tapera poderá reabrir suas portas novamente”, ressaltou.

      Com a suspensão das atividades, a Administração Municipal de Tapera está solicitando as pessoas que ficaram desempregadas e que estejam interessadas, para comparecerem ao Departamento Municipal de Ação Social, a fim de preencher possíveis vagas em empresas do município e, também, para que participem de eventuais cursos de qualificação profissional conforme as áreas de trabalho disponibilizadas.

 

 

Foto: JE Acontece

Voltar

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.