Escola de Victor Graeff lança livro “Escola Marcílio Dias, registrando a sua história”.
28/12/2012 17:39
Na noite da última quinta-feira (27), a comunidade de São José da Glória, interior de Victor Graeff prestigiou em grande número o lançamento do livro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias. Com o título “Marcílio Dias, registrando a sua história”, o livro retrata toda a biografia do educandário que soma sessenta e um anos de existência.
O objetivo inicial da direção e professores era descobrir a data de fundação da escola, pois a mesma não tinha uma data oficial registrada. Com o andamento da pesquisa, surgiu a ideia de registrar toda a história em um livro. A professora e editora do livro Susane Ulrich afirma que não foi fácil conseguir informações dos primeiros anos da escola. “Agora, olhando a obra pronta, parece que foi uma coisa simples, mas na verdade foram muitas horas dedicadas para conseguir finalizar essa obra. Além dos registros, procuramos pessoas que prontamente nos ajudaram com depoimentos. Buscamos no arquivo da Prefeitura de Carazinho e fizemos o levantamento de 1930 a 1954 a procura de documentos que pudessem registrar alguma coisa da nossa escola. Encontramos muito material, mas infelizmente não especificamente da Marcílio Dias. Só a partir de 1951 começaram aparecer registros da nossa escola”.
Para o diretor da escola e coordenador do livro Casemiro Seelig o livro só se concretizou com a boa vontade dos envolvidos no projeto. “Foi um trabalho árduo. Não foi fácil, inclusive não tivemos subsídios. Foi só na boa vontade e na confiança. É um orgulho poder dizer que a Marcilio Dias foi fundada no dia 27 de abril de 1951. Podemos dizer hoje que a escola está registrada legalmente” – ressaltou Seelig.
No total, serão distribuídos de forma gratuita à comunidade escolar e regional 500 exemplares do livro que teve o apoio da Cotrijal, da Câmara de Vereadores de Victor Graeff, da Comercial Lavoro – representante da Joh Deere da região, do Programa União Faz a Vida e da família de Carmo e Cristiano Ulrich. Presente no evento, o gerente cooperativista da Cotrijal ressaltou a importância do livro para a comunidade. “Lançamento de um livro é algo extraordinário. Acima de tudo, precisa de muito trabalho, dedicação e acreditar no projeto e foi isso que a comunidade de São José da Glória fez, através da diretoria da escola. O livro precisa representar fielmente a realidade da história que será contada. Aquilo que não se registra se perde no futuro” – afirmou Schroeder.
O educandário atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da comunidade de São José da Glória e arredores.
———
VoltarDeixe seu comentário
Nenhum comentário foi encontrado.