Naufrágio relembra Titanic
17/01/2012 22:53Coincidência: no ano em que o Titanic completa 100 anos de naufrágio, o navio Costa Concordia, na última sexta-feira, naufragou na costa italiana com 4,5 mil pessoas a bordo. Pelo menos seis pessoas morreram. Outras 29 estão desaparecidas, dentre eles 14 alemães, seis italianos, quatro franceses, dois americanos, um indiano, um peruano e um húngaro. Todos os 53 brasileiros que estavam no cruzeiro sobreviveram.
O capitão Francesco Schettino, que comandava o navio Concordia é acusado por uma série de erros, como ter modificado sem permissão a rota do navio e ter abandonado o barco que estava afundando. Segundo o jornal italiano La Repubblica, o desvio de rota que aproximou o Costa Concordia da ilha de Goglio foi uma homenagem ao maitre Antonello, um membro da tripulação nascido na região.
Diferente do naufrágio do Costa Concordia, em 15 de abril de 1912, o transatlântico Titanic em viagem inaugural, na costa da província de Newfoundland/Canadá, naufragou após bater em um iceberg. O navio que era considerado inafundável, levava 2.228 passageiros, dos quais 1.523 morreram.
Neste ano, o Titanic Memorial Cruise fará uma viagem que marcará os cem anos da tragédia. O navio partirá de Southampton, na Inglaterra e tem como ponto de chegada Nova Iorque.
Costa Concordia
Titanic
———
Voltar